Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Doença celíaca e problemas da tireóide andam juntos


Estudos mostram uma grande conexão entre a doença celíaca e doenças antoimunes da tireóide como a síndrome de Hashimoto e a doença de Graves. Apesar da conexão nem sempre o diagnóstico é fácil. O problema é que quando um paciente celíaco consome glúten, um processo autoimune é desencadeado e o corpo passa a atacar as vilosidades intestinais o que leva à problemas de absorção e má nutricão. Quando o alvo do ataque é a tireóide, a glândula passa a produzir seus hormônios de forma insuficiente (o que leva à síndrome de Hashimoto e depois ao hipotireoidismo) ou de forma excessiva (como na doença de Graves). A doença celíaca tem como principais sintomas diarréia frequente, perda de peso, produção excessiva de gases, perda de peso e dor abdominal. Tais sintomas são mais frequentes em crianças. Já 70% dos indivíduos mais velhos não apresentam estes sintomas daí a grande dificuldade de diagnóstico da doença. Nestes, o cansaço físico, mudanças frequentes de peso, intestino irritável e até depressão são mais comuns. Além disso, estima-se que metade dos pacientes celíacos também tenha problemas de tireóide. O interessante é que ao seguir uma dieta sem glúten os pacientes não só tem seus anticorpos relacionados à doença celíaca diminuídos mas também os anticorpos contra a tireóide também diminuem. Estudo publicado no Journal of Pediatrics este ano mostrou que 11 em cada 15 crianças celíacas com elevados níveis de hormônio tireoestimulante no momento do diagnóstico, tiveram seus níveis normalizados após 12 a 18 meses de dieta sem glúten. Tais correlações fazem muitos pesquisadores renomados sugerirem a retirada completa do glúten da dieta quando os problemas da tireóide começam a surgir, mesmo que a doença celíaca não tenha sido diagnosticada já que a maioria dos pacientes se sentem bem melhor, menos cansados e conseguem estabilizar o peso.



fonte: www.andreiatorres.blogspot.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FUNÇÃO DOS MINERAIS

Em minhas consultas sempre falo sobre a importância dos minerais para que as funções vitais ocorram de maneira correta em nosso organismo. Hoje vou postar sobre ALGUMAS das principais funções com uma "visão funcional". Prometo postar também sobre as funções das vitaminas!

BORO: mineral importantíssimo para mulheres na menopausa, ajuda a regular a produção hormonal tanto em homens como em mulheres. Sua carência aumenta a excreção urinária de cálcio e magnésio e reduz as concentrações séricas de 17-beta-estradiol e testosterona. É benéfico no tratamento da artrite, síndorme do túnel do carpo, osteoporese, etc. Também está associado com o aumento da musculatura. Visão funcional: doses muito altas pode aumentar os fogachos e risco de CA hormônio-dependentes.
Fontes: alimentos vegetais, frutas não cítricas, vegetais folhosos, nozes, leguminosas. O nível de boro no alimento depende de níveis adequados no solo, como de vários outros minerais.

FERRO: elemento chave para diversas reações enzimáticas e eficiência do sistema imune; regula crescimento celular; necessário para boa cognição e comportamento; envolvido no transporte de oxigênio, componetne essencial da hemoglobina, mioglobina e citocromo. Visão funcional: sintomas comuns: dor de cabeça, fadiga, respiração curta, inchaço e peso nas pernas, estrias verticais nas unhas. Deve ser investigado sobre sangramento oculto, hipocloridria e má absorção.
Fontes: fígado, ostras, rim, carne vermelha, aves e peixes. Os feijões secos e vegetais são as melhores fontes vegetais.

ZINCO: Co-fator de mais de 300 enzimas; promove resistência à infecções; auxilia na cicatrização; diminui as necessidades de insulina; tem efeito anti-inflamatório; contribui para a saúde da próstata; essecial para a divisão celular; essencial para fertilidade e reprodução; melhora paladar e apetite; muito importante para a função da tireóide. O ZINCO É CONSIDERADO O MAIOR ELEMENTO EM ASSEGURAR O FUNCIONAMENTO CORRETO DO ORGANISMO, DESDE O INÍCIO DOS ESTÁGIOS EMBRIÔNICOS ATÉ OS PERÍODOS FINAIS DA VIDA. Visão funcional: sinais clínicos clássicos de deficiência são infecções recorrentes, alterações dermatológicas, alteração nas unhas, baixa cicatrização.
Fontes: ostras, frutos do mar, peixes, fígado, carne vermelha,leguninosas, levedo de cerveja, milho. O zinco de fontes vegetais é menos aprovetável pelo organismo.

COBRE: mineral importante para a produção de energia, importante para a mineralização do esqueleto, envolvido na formação de eritrócitos,ocupa o centro ativo da superóxido dismutase citoplasmática tendo ação antioxidante, aumenta a formação de leucócitos, sintetiza colágeno e melanina(cor do cabelo, pupilas e pele). Visão funcional: uso de antiácidos, digestão ruim e dieta vegetariana causa sua deficiência. É um mineral que está presente nas tubulações de água, anticoncepcional e material dentário podendo se tornar tóxico.
Fonte: ostras,nozes, leguminosas, frutas secas, aves e mariscos, cereais, etc.

SELÊNIO: mineral com excelente função antioxidante. Sua concentração na dieta são extremamente dependentes da concentração no solo; diminui sintomas de asma; importantíssimo para o funcionamento da tireóide (sem selênio não forma T3); necessário para o sistema imunológico; importante para a fertilidade; alivia sintomas da menopausa.Visão funcional: sua deficiência está relacionado com caspa, perda de pigmentação de cabelos e pêlos; diminui a contagem de esperma. Deve ser analisado o status de selênio sobre o solo.
Fonte: castanha-do-paré, atum, arenque, levedo de cerveja, brócolis, couve,repolho, rabanete e tomate.

Manganês: é um componente de alguns metais e pesticidas; essencial para a utilização das vitaminas di complexo B e vit C na saúde da adrenal; é co-fator de enzimas envovidas na produção de energia; importante para o sistema imune (anti-histamínico. Visão funcional: pessoas com falta de energia deve ser investigado o status de Mn. Visão funcional: o excesso de manganês é tóxico com sintomas parecidos com parkinson. Doenças que podem ser tratadas com Mn: arritmias, dores nas costas e articulares, TPM (regula estrógeno e progesterona)
Fonte:sua concentração varia muito nos alimentos, quanto mais alcalino o solo, menos manganes terá no alimento. Melhores fontes são cereais integrais, leguminosas, nozes e chás. Frutas e vegetais são fontes moderadas.


MOLIBIDÊNIO: age como uma coenzima na formação do ácido úrico; coenzima na destoxificação do álcool e usado para destoxificar sulfitos; proteje o dente de cáries. Visão funcional: pessoas com sensibilidade à sulfitos podem estar com deficência de molibidênio; outros sintomas de deficiência são: dor de cabeça, taquicardia, problemas visuais, desorientação e diminuição de ácido úrico na urina. A toxicidade pode estar relacionada com gota, problemas renais e diminuição de cobre.
Fonte:leguminosas,cereais e grãos integrais, vegetais de folhas verde escuras.


SILÍCIO: importante para o desenvolvimento de osso e cartilagem; responsável pela elasticidade do tecido conjuntivo; muito bom para saúde da pele, cabelo e unhas. Visão funcional: sua deficiência está associada com aparecimento precoce de rugas, unhas moles e quebradiças, cabelos finos ou com queda, osteoporose.

CROMO: auxilia na oxidação de gordura e perda de peso, pois aumenta a sensibilidade à insulina e diminui o cortisol. Visão funcional: sua deficiência está associada com aumento da vontade por doces. A deficiência de cromo gera resistência à insulina, fadiga, ansiedade por doces, etc. Grupo de risco para deficiência: idosos, atletas, diabéticos, pessoas com síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. O consumo excessivo de alimentos refinados levam à deficiência.
Fontes: levedo de cerveja, ostras, batatas, frutos do mar, grão integral.


VANÁDIO: melhora a sensibilidade à insulina; envolvido no metabolismo de gordura; auxilia na formação de eritrócito. Visão funcional: mineral muito importante para resistência à insulina e obesidade. O vanádio faz parte de uma enzima tireoideana necessária no processo de organificação do Iodo, necessário à síntese dos hormônios tireoideanos. Na deficiência de vanádio ocorre o aumento da tireóide. Sua toxicidade está relacionada com aumento da pressão arterial, pode depletar cromo, lítio e vit C. Pessoas com desordem bipolar podem estar intoxicadas com vanádio.
Fontes:mariscos, cogumelos, salsinha.

IODO: 50% da formação dos neutrófilos dependem do iodo, portanto combate bactérias; envolvido na produção de energia; mantém a saúde das mamas da mulher; necessário para o desenvolvimento e funcionamento da glâncula tireóide; promove crescimento do cabelo e pele; alivia dor e inflamação associada com doença fibrocística da mama. Visão funcional: o consumo excessivo de brássicas e cloro pode prejudicar o aproveitamento do iodo pela tireóide. Sintomas do hipotiroidismo (mesmo subclínico): fadiga, depressão, pele seca, intolerância ao frio, aumento de peso, constipação. Nas infecções bacterianas recorrentes deve-se investigar a deficiência de iodo.
Fontes: O iodo é encontrado em quantidades extremamente variáveis nos alimentos e na água de beber. Os frutos do mar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, sardinhas e outros peixes de água salgada são ricos em iodo.

CÁLCIO: é o mineral mais abundante do corpo; responsável por ativar várias enzimas; necessário para a absorção de B12; crucial para transmissão de impulsos nervosos; junto com a vit K é necessário para a coagulação sanguínea; vital para o desenvolvimento de ossos e dentes; usado pelos músculos na produção de energia. Visão funcional: sintoma clássico de deficiência são as cãimbras, espasmos ou aumento da pressão arterial. Histórico de fratura, problemas gastro intestinais ou de coagulação indicam que o cálcio não está sendo absorvido adequadamente e que os níveis sanguíneos estão baixos.
Fontes: couve, repolho, brócolis, tofu, leite e derivados.


MAGNÉSIO:
participa de mais de 300 reações enzimáticas; o músculo contém 27% de todo o magnésio do corpo os ossos contém 60%; importante para a função cardíaca; age como anticonvulsivante natural (relaxa o cérebro); é um calmante natural; auxilia na indução do sono; essencial para a vida de todas as células; ajuda a cicatrizar feridas; importantae para o sistema imune; melhora a captação de glicose em células insulino-sensíveis. Visão funcional: a deficiência de magnésio pode causar alterações da personalidade como: ansiedade, irritabilidade, emotividade excessiva, quadros depressivos e agitação. Na infância pode causar hiperatividade. Além dessas alterações pode causar perda de apetite, azia, náu­seas, vômitos, cansaço matinal, fadiga, fraqueza muscular, cãibras, tremores, e alteração do sistema nervoso central. O magnésio é indispensável a fixação de cálcio nos ossos, podendo causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência.
Fontes: está amplamente distribuído nos alimentos. Seu maior teor é encontrado nos grãos integrais, nas folhas verdes e na banana. Nos grãos processados mais de 80% do magnésio é perdido.


FIM