Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Kiwi é arma contra doenças, dizem cientistas



Vamos de kiwi para fortalecer o sistema imunológico. Bater com 1 folha de couve potencializa ainda mais os benefícios!


Antioxidante contido na fruta ajuda o organismo a brigar contra doenças.

A história da fruta kiwi na alimentação começa há mais de 700 anos no vale do rio Yang-tse, na China. Na época o kiwi era considerado uma iguaria na corte.

Entre 1800 e 1900 o conhecimento da fruta se espalhou para outros países. Em 1906 sementes do kiwi foram para a Nova Zelândia que começou a exportar sua produção aos Estados Unidos em 1962. Vem daí o nome atual da fruta devido ao pássaro nacional da Nova Zelândia "kiwi".

O kiwi é a fruta comercial com maior teor de vitamina C.

Pesquisadores da Teikyo University, em Tóquio (Japão), descobriram que uma variedade do kiwi, chamada kiwi dourado, seguido das variedades verdes, é a fruta mais rica em polifenóis atualmente.

Este antioxidante ajuda o organismo a brigar contra doenças e o kiwi passou na frente de outras frutas ricas no nutriente, como laranjas, gaprefuits, mexericas e maçãs.

Durante os testes, voluntários ingeriram até três kiwis por dia e fizeram exames de urina para testar a quantidade de antioxidantes.

De acordo com os pesquisadores, a importância da descoberta se dá pela prevenção de doenças causadas pelo estresse oxidativo, que causa danos nas moléculas e está ligado à arteriosclerose, arritmias cardíacas, câncer, Alzheimer e Parkinson.

KIWI NA CULINÁRIA:

Você sabia que o kiwi pode ser usado como amaciante de carne natural?
Isso porque o kiwi contém uma enzima chamada actinidina. Corte metade do kiwi e o esfregue sobre a carne; ou então descasque, amasse, espalhe sobre a superfície da carne e deixe por 10-15 minutos ou mais.



texto retirado do site: http://www.emex.com.br

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SOPA EMAGRECE?




A sopa se faz presente na alimentação do ser humano desde a descoberta do fogo, pois este possibilitou o aquecimento da água e o consequente cozimento dos alimentos. Sua história remonta, ainda, à Idade Média, quando constituía, muitas vezes, a única preparação consumida pela população de baixa renda, sem, no entanto, deixar de compor também as refeições de classes mais abastadas. Mais tarde, com a expansão marítima e descobertas de novos continentes, a sopa ganhou diferentes sabores e odores com o emprego de outras especiarias e demais ingredientes provenientes das novas terras.

Ainda hoje, a sopa possui lugar de destaque na alimentação, principalmente nos períodos mais frios do ano, e sua contribuição para a saúde do ser humano vem sendo cada vez mais estudada e discutida. A Revista “Boa Forma” publicou uma matéria expondo os benefícios do consumo de sopa para a redução do peso corporal e discutindo estratégias para potencializar seu papel em dietas para emagrecimento, sem deixar de lado a qualidade nutricional do alimento.

Um prato de boa aceitação, a sopa é bem-vinda em planos alimentares que, em geral, visam à redução do peso, pois, sendo um alimento rico em água, possui baixa densidade energética, dependendo dos ingredientes utilizados. A sopa contém entre 80% e 95% de água, sendo que esta, por não possuir calorias, acrescenta apenas peso e volume, fatores que vêm demonstrando aumentar a saciedade. No mesmo sentido, diversos estudos indicam que a densidade energética dos alimentos afeta não apenas a ingestão calórica, mas também a saciedade e, em última instância, o peso corporal. Dessa forma, foram descritos três meios pelos quais a sopa pode auxiliar no controle de peso corporal: redução da fome; aumento da plenitude gástrica e satisfação; e redução da ingestão calórica.

Estudos revelam que a água apresenta maior impacto na saciedade e ingestão calórica quando incorporada em alimentos do que ao ser consumida junto às refeições. Pesquisadores acreditam que isso está em parte relacionado ao volume ingerido, o que pode causar maior distensão no estômago. Outra teoria é de que a sopa promove maior dispersão de nutrientes pelo estômago e intestino do que alimentos sólidos, e tal dispersão seria responsável pelo aumento do tempo de esvaziamento gástrico ou pelo envio de informações ao cérebro que reduzem a fome.

Diversas características das sopas podem estar envolvidas no aumento da saciedade, tais como a quantidade consumida, a densidade energética e, até mesmo, a temperatura. Alimentos com menor densidade energética possibilitam a ingestão de maior volume, o que pode aumentar a saciedade com a refeição, consumindo ainda assim uma menor quantidade calórica.

Pesquisadores franceses, ao analisarem a relação entre consumo de sopas e a ingestão de nutrientes, observaram que indivíduos que consomem sopa regularmente apresentaram menor ingestão de gordura e maior ingestão de folato, beta-caroteno e vitamina C.

A gordura é responsável por um aumento na densidade energética maior do que o promovido por carboidratos e proteínas, enquanto que a água reduz essa densidade ao fornecer peso e volume sem calorias. No entanto, estudos indicam que o efeito na redução da densidade energética de um alimento é melhor adicionando-se água do que retirando gordura. Pesquisas apontam, ainda, que essa mesma densidade energética é a maior determinante da ingestão calórica total do que o conteúdo de gordura de um determinado alimento. Sendo assim, o consumo de sopa foi associado a dietas de melhor qualidade e menor peso corporal.

Em suma, uma estratégia efetiva para alcançar e manter um peso corporal saudável pode ser a redução da densidade energética da dieta, o que pode ser obtido com a ingestão de alimentos ricos em água, como frutas, vegetais e sopa. O consumo de sopa não só auxilia na redução da densidade energética, como também pode ser um meio de aumentar a ingestão de vegetais, além de ser de fácil preparo.

No entanto, vale lembrar que para o sucesso de um plano alimentar é necessário que haja integração entre dieta, exercícios, modificação comportamental e educação nutricional, sempre supervisionado por um nutricionista.


* Texto elaborado pela Dra Carolina de Morais Luiz Pereira, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

domingo, 19 de junho de 2011

Erros na Cozinha

Gostei do e-mail que recebi por isso resolvi compartilhar. Informações muito úteis e importantes!




1° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira.

Primeiro, você perde nutrientes.
A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar,
porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.
==================================
2° erro:
Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.

O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja.
Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente.
O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.
==========================================
3° erro:
Usar tábua de carne de madeira.

Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.
==============================
4° erro:
Sobre guardar comida quente na geladeira.

Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...
Não há erro em guardar comida quente na geladeira.
O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia,
mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
Porém ...
========================================
5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.

O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.
Depois de duas horas você pode fechar.
=========================================
6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.

As pessoas pegam a lata de leite condensado
e fazem dois buraquinhos, um de cada lado.
Sai leite condensado por um lado mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias.
Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente
que pode ser de plástico ou de vidro.
Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira.
=======================================
7° erro:
Ignorar as formigas.

Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas.
Você provavelmente não se importaria se encontrasse
uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?
Doutor Bactéria:
E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata,
deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É, né?...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até
maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata.
Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
===========================================
8° erro:
Soprar velinhas do bolo de aniversário.

Este é um péssimo mau hábito.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar
aquelas intoxicações com 24 horas de vomito e mal-estar.
Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.



--------------------------------------------------------------------------------



Fonte: Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria

terça-feira, 14 de junho de 2011

Novidade na consulta!!!

Agora minha consulta conta com uma nova tecnologia. Uma das mais modernas balanças que avalia a composição corporal total de maneira precisa e rápida.

Bioimpedanciômetro, com 8 eletrodos de contato, que permite análise do corpo inteiro de forma segmentada, avalia também quanto você precisa perder em quilos de gordura e ganhar de músculo, é muito interessante!

Resultados:
• Massa de gordura corporal

• Massa de músculo esquelético

• Peso corporal

• Índice de massa corporal (IMC)

• Percentual de gordura do corpo

• Controle do peso

• Controle de gordura

• Controle de músculos

• Taxa metabólica basal.

Precauções a serem tomadas antes do teste:

1. Deve ser realizado antes de se alimentar, pelo menos 2 horas;
2. Usar o banheiro antes do teste. Embora não apareçam entre os elementos que compõe o corpo, os volumes de urina e fezes são adicionados ao peso podendo levar a erros nos resultados.
3. Não fazer exercícios antes do teste. Exercícios extenuantes ou movimentos vigorosos podem causar alterações temporárias na composição corporal.
4. Permanecer em pé por cerca de 10 minutos. Conduzir o teste imediatamente após estar deitado ou sentado por um longo período pode resultar em pequenas alterações nos resultados do teste. Isso se deve a tendência da água corporal de se mover para as extremidades inferiores do corpo tão logo a pessoa se coloque em pé.
5. Não conduzir o teste após o banho ou sauna.

AGENDE SUA CONSULTA: 18 3305-5838

terça-feira, 7 de junho de 2011

Conheça sete alimentos termogênicos

A matéria está bem explicadinha. Lembrando que cada pessoa é única e alguns desses alimentos pode não ser bom para todos, especialmente quando existe alguma patologia. Não concordo sobre a orientação da ingestão de 1 litro de chá de hibiscus por dia. Eu não oriento a ingestão de mais de 500ml de nenhum tipo de chá, aliás temos que rodiziar os alimentos para não desenvolvermos as hipersensibilidades alimentares. Boa leitura: Andréa.

"Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. A nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, explica: "As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade".

No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. "Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular", exemplifica Daniela. Luciana também lembra que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Saiba quais são os principais alimentos termogênicos e aprenda a utilizá-los - mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional.



Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.


Chá verde (Camellia sinensis): "Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico", afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.



Canela: A nutricionista funcional Luciana Harfenist destaca que, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa, como aconselha a nutricionista Daniela Cyrulin.


Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas", sugere a nutricionista funcional Luciana Harfenist. A quantidade indicada pela nutricionista Daniela Cyrulin é de duas fatias pequenas.



Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.


Alimentos com Ômega 3: A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.


fonte: http://br.msn.com

domingo, 5 de junho de 2011

COENZIMA Q10

Gostei muito do texto. Explica muito bem sobre os benefícios da Coenzima Q10. Em minha prática clínica uso em doenças cardiovasculares e para melhorar a energia celular. Pena que é muito cara!!!

Dica: sardinha é uma ótima fonte de CoQ10!


"A Coenzima Q-10 (Co Q-10), é uma substância vitamina-símile, que encontra-se naturalmente presente em quase todas as células humanas, bem como em muitos alimentos. Este composto tem um papel de fundamental importância nos processos de produção de energia do nosso organismo, particularmente nas mitocôndrias, que são pequenas partes de nossas células, fabulosamente especializadas na produção de ATP, unidades básicas de energia utilizadas pelo nosso corpo para manter todas as nossas funções vitais.

A partir dos 30-35 anos, fase de vida em que começamos efetivamente a envelhecer, os níveis de Co Q-10 começam igualmente a declinar, sendo mandatória a sua reposição diária através da suplementação por via oral. As doses, dependendo da idade e das necessidades individuais, podem variar de 50 a 200mg/dia.
Nos últimos 15 anos, centenas de milhares de trabalhos científicos ao redor de todo o mundo, têm apontado e confirmado inúmeras e importantíssimas ações de Co Q-10, dentre as quais:


- Aumento da capacidade imunológica.


- Redução do tempo de cicatrização.


- Melhora da resposta ao trauma cirúrgico.


- Diminuição da incidência de doenças neurodegenerativas.


- Melhora a função tireoidiana.

- Ajuda à infertilidade feminina.

- Reduz a incidência da doença periodontal, que é uma das principais causas de perda dentária.


- Ajuda nos controles do diabetes e aumenta a resposta ao esforço físico.


É, entretanto, no coração, aonde os efeitos desta substância são mais impressionantes. Inúmeros e recentes estudos científicos, realizados nos quais mais importantes centros de pesquisa do mundo, são unânimes em apontar exuberantes benefícios para o coração humano, quando suplementamos a Co Q-10.
O grupo de condições cardíacas é bastante extenso e inclui: insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatia, hipertensão, angina, prolapso mitral, arritmias variadas, aterosclerose, peroxidação lipídica, proteção do miocárdio durante cirurgias cardíacas, dentre outras".

retirado do site:http://terapiasnaturaisesaude.blogspot.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Especial dia dos namorados: Alimentos x libido




Essa postagem é especialmente para minhas pacientes que reclamam da falta de libido, que aliás está cada dia mais comum, vejam quais alimentos e nutrientes ajudam a equilibrar este sintoma!!!

Dica para os homens: um lindo buquê de rosas vermelhas e palavras carinhosas também ajuda muitooo!!!! rsrs


"Libido faz parte de uma vida saudável e assim, como outros assuntos relacionados ao bem estar, merece atenção. Pode ser afetada por fatores físicos e emocionais.

Entre os fatores físicos que podem levar a essa diminuição estão o consumo excessivo de álcool, uso de drogas, determinados medicamentos, fadiga e algumas patologias como diabetes, hipertensão artérial, obesidade e endometriose.

O envelhecimento pode naturalmente, assim como a menopausa e a andropausa, afetar a libido. Fatores mentais e emocionais como baixa autoestima, ansiedade, depressão, estresse e fatores culturais também estão entre os principais fatores que levam a diminuição da libido.

Porém, se nenhum desses fatores estiver relacionado, vale a pena investigar possíveis desequilíbrios nutricionais. Um desequilíbrio na alimentação ou na produção de neurotransmissores pode ser a causa.

Alguns alimentos podem melhorar o desempenho sexual e fertilidade, pois apresentam quantidades de determinados nutrientes que promovem a produção normal de hormônios sexuais e, também, podem ter ação estimulante.

Conheça os alimentos e nutrientes que melhoram o desempenho sexual e fertilidade.

Ácidos graxos essenciais (ômegas 3, 6, 7 e 9) : fundamentais para a produção de hormônios sexuais e ajudam o corpo no armazenamento de vitaminas que aumentam o desejo.

Excelentes fontes são: oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelãs), óleos vegetais (sacha inchi, linhaça, azeite de oliva extravirgem, macadâmia), semente de linhaça.

Arginina: encontrada no chocolate, cereais integrais e oleaginosas, é um aminoácido que promove aumento do fluxo sanguíneo do pênis devido a vasodilatação promovida, e evita o risco de impotência sexual.

Magnésio: mineral importante para a produção de hormônios sexuais e neurotransmissores que causam a sensação de prazer. O magnésio é encontrado nos vegetais folhosos verde escuros, oleaginosas, painço, quinua.

Selênio: essencial para a produção dos espermatozóides. Tem funções como melhorar a qualidade do esperma e a fertilidade em homens. A castanha do Brasil é uma das principais fontes.

Vitamina A: regula a síntese de progesterona, importante hormônio sexual. Encontrada em hortaliças e frutas de cor amarelo-alaranjadas, vegetais folhosos verde escuros ou em cápsulas de betacaroteno.

Vitamina B1: fundamental para uma adequada transmissão nervosa e produção de energia pelo corpo, que é essencial para a libido. Encontrada no levedo de cerveja, cereais integrais, cacau, amendoim.

Vitamina E: encontrada principalmente no gérmen de trigo e nos óleos vegetais, também participa da produção de hormônios sexuais, estando relacionada ao aumento da libido e do apetite sexual.

Zinco: mineral que promove a modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen. Sua deficiência leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual, em mulheres. Nos homens, pode causar impotência sexual. As principais fontes alimentares de zinco são ostras, grão de bico e demais leguminosas, semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas, semente de gergelim, tahine e chocolate amargo.

Triptofano: aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade. Encontrado no chocolate amargo, quinua, leguminosas, banana, arroz integral, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara e ovos.

Amendoim: fonte de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sangüínea, melhorando a circulação na região do órgão masculino. Contém vitamina E, que participa da produção de hormônios sexuais, estando relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.

Cacau: fonte de feniletilamina, fornece a sensação de prazer.

Gengibre: possui ação estimulante auxiliando na prolongação da função erétil. Pode ser consumido na forma de chá ou para temperar receitas doces e salgadas.

Café: por ser rico em cafeína, possui ação estimulante. Pessoas com hipertensão arterial, devem consumir com orientação de um nutricionista.

Alguns alimentos devem ser evitados, pois exercem ação contrária no desejo sexual. Frituras, alimentos gordurosos, doces e carnes, devido ao alto teor de gordura, dificultam a digestão e impedem a circulação adequada de sangue. Bebidas alcoólicas em excesso também são prejudiciais – podem causar impotência sexual.

Além da inclusão de determinados alimentos, é importante que mantenha uma alimentação equilibrada, para que todos os nutrientes sejam fornecidos, não somente para um bom desempenho sexual, mas também para uma boa qualidade de vida. O controle de fatores emocionais e a prática regular de atividades físicas também são fundamentais".


texto retirado do site: muundoverde.com.br