Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

domingo, 6 de outubro de 2013

Propriedades e aplicações do colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é obtido a partir da hidrólise enzimática da gelatina ou da fibra de colágeno. A ingestão de peptídeos de colágeno hidrolisado melhora a função da epiderme e da derme, aumentando o diâmetro e a densidade das fibras de colágeno na derme, pela melhoria da força mecânica da pele. A força mecânica exercida sobre o fibroblasto desenvolve efeitos estimulatórios sobre a síntese de colágeno celular.

Diversos estudos demonstram que a ingestão de colágeno hidrolisado pode auxiliar na deficiência de cálcio e aumentar a densidade óssea, contribuindo para a prevenção da osteoporose. Além disso, as pesquisas também verificam que o colágeno hidrolisado reduz a dor em pacientes que sofrem de osteoartrite e tem potencial para redução de radicais livres e atividade anti-hipertensiva.

O colágeno é a mais abundante proteína animal, constituída principalmente pelos aminoácidos glicina, prolina e lisina, sendo o principal elemento fibroso da pele, ossos, tendões e dentes. Está presente em quantidades variáveis em quase todos os órgãos e contribui para exercer ação de suporte na estrutura geral dos tecidos. Entretanto, a ingestão oral mais eficiente ocorre na forma hidrolisada. A biodisponibilidade da proteína no colágeno hidrolisado é maior, quando comparado ao não hidrolisado, devido ao reduzido tamanho das cadeias peptídicas, o que facilita a absorção.

Proksch e colaboradores realizaram um estudo com o objetivo de avaliar a eficácia do colágeno hidrolisado em parâmetros relacionados com o envelhecimento cutâneo. O estudo foi do tipo duplo-cego, controlado por placebo, que avaliou 69 mulheres com idade entre 35-55 anos. Os pesquisadores observaram que a suplementação de 2,5 g ou 5,0 g de colágeno hidrolisado uma vez ao dia durante oito semanas melhorou significativamente a elasticidade da pele das mulheres participantes. Entretanto, os pesquisadores ressaltam que a formação de colágeno na pele e os benefícios associados com a ingestão do colágeno hidrolisado é dependente da ingestão de outros nutrientes, como a vitamina C e silício.

Estudo realizado por Bruyère e colaboradores demonstrou, em 200 pacientes acima de 50 anos de idade com dor articular, que a suplementação com 1200 mg/dia de colágeno hidrolisado durante seis meses melhorou os resultados clínicos e reduziu as queixas de dores nas articulações.

Outro estudo, realizado com 147 atletas que relatavam dores articulares, demonstrou que a suplementação com 10 g de colágeno hidrolisado durante vinte e quatro semanas melhorou significativamente os sintomas. De acordo com os autores, os resultados desse estudo têm implicações para o uso do colágeno hidrolisado para melhorar a saúde das articulações e, possivelmente, reduzir o risco de deterioração das articulações em atletas.

Apesar dos inúmeros benefícios associados com o uso de colágeno hidrolisado, ainda existe a necessidade de mais estudos clínicos que fundamentem as alegações e aplicações clínicas.

texto retirado do site: nutritotal.com.br