Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LINHAÇA: MARROM OU DOURADA?


A linhaça é um alimento que está cada vez mais sendo estudado e divulgado no Brasil. Mas sempre existe a famosa dúvida: qual variedade é melhor, a marrom ou a dourada? E de maneira geral a linhaça dourada acaba sendo a mais indicada, por apresentar mais benefícios. Diante da grande diferença de preço entre elas, a idéia da mais cara (dourada) ser também a que tem mais benefícios parece se acomodar mais tranqüilamente.

Reportagem entitulada “Linhaça – Benefícios” sobre as propriedades benéficas da linhaça na saúde, diz o seguinte: “Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada) e ômega 6”.

Para saber quais são os benefícios das variedades da linhaça é necessário entender sua composição nutricional, suas propriedades. A linhaça (Linum usitatissimum L.) é uma planta pertencente à família das Lináceas. Apresenta uma quantidade interessante de proteína, cerca de 21 a 26% da composição total, lembrando que por ser de origem vegetal não complica o processo de digestão, utilizando menos ácido clorídrico. Além disso, o perfil de aminoácidos dela inclui três especificamente (valina, leucina, isoleucina) que são essenciais para os praticantes de atividade física e atletas.

Em relação aos carboidratos, estes equivalem a 30% da composição da linhaça, sendo 28% apenas fibras, entre solúveis e insolúveis. Com destaque para a lignina vegetal, fibra insolúvel, ela possibilita a eliminação de microorganismos intestinal, permitindo um equilíbrio entre as bactérias intestinais, forma substâncias que serve de alimento as paredes do intestino, nutrindo melhor a em conseqüência fazendo com o intestino seja mais eficiente em evitar a passagem de substâncias prejudiciais para o sangue. Pode também reduzir o colesterol por se ligar aos ácidos biliares no intestino. Dá mais volume e fluidez para as fezes, contribuindo para a melhora de casos de prisão de ventre.

Possui fitoquímicos (lignanas, fitosteróis e flavonóides) que tem atividade antioxidante, anticâncer e antibiótica. Possui vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina E, potássio e magnésio. A vitamina E é importantíssima na composição da linhaça, pois protege os ácidos graxos poliinsaturados da oxidação.

Rica em lipídeos, sendo, inclusive, classificada como oleaginosa. Sua composição de lipídeos varia entre 36 e 42%, principalmente de w-3 (ácido graxo ômega-3). Por conta desse componente apresenta benefícios contra dor e inflamação, pode fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de certos tipos de câncer, evitar formação de placas de ateroma e melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.

No Brasil o cultivo de linhaça dourada é bem mais recente do que o de linhaça marrom, sendo que somente no final do ano de 2006 foi feita a primeira colheita desta coloração. Até então essa variedade era importada do Canadá.

A cor da casca varia de acordo com a quantidade de pigmentos da semente e que normalmente varia de acordo com as técnicas de cultivo. Agora quando analisada a composição nutricional entre as duas variedades observa-se que é quase a mesma, com diferenças quase que insignificantes. Por exemplo, em relação às proteínas, a linhaça marrom apresenta 22,3% enquanto a linhaça dourada apresenta 29,2%. Quanto aos lipídeos totais a marrom apresenta um valor de 44,4% enquanto a dourada apresenta 43,6%. E o mais interessante é a diferença entre a composição de w-3, que apesar de pequena é maior na variedade marrom do que na dourada, 58,2% e 50,9% respectivamente, o contrário do que diz a reportagem. Já de acordo com outro estudo, a % de ômega-3 encontrada na análise de composição nutricional foi cerca de 10% maior na variedade dourada, no entanto, o benefício observado na diminuição do crescimento dos tumores foi o mesmo entre as duas variedades de linhaça.

Outra pesquisa diz o seguinte “Na verdade, uma não é melhor do que a outra: ambas são ricas em lignanas e fibras dietéticas. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil, e a dourada é plantada em regiões frias como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica”. Porém, considerando que a variedade dourada está agora sendo plantado no Brasil não se pode garantir que não há utilização de agrotóxicos. Assim como pode existir também o cultivo de linhaça marrom orgânica. De uma forma ou de outra, não há diferença entre a composição nutricional.

Assim acredita-se que a divulgação da linhaça dourada como superior a marrom seja baseada em outras questões que não sua composição ou benefícios. Talvez seja pelo fato de existirem mais estudos com a linhaça dourada. Por conta disso a escolha deve ser baseada em outros fatores, como preço e aparência visual.

fonte: vponline

Nenhum comentário:

Postar um comentário