Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Óleo de Peixe na Gravidez e Alergias em Bebês

A suplementação com fontes ricas em ômega 3 - como óleo de peixe - durante a gravidez e amamentação pode diminuir o risco de alergias alimentares em crianças
O aumento na incidência de alergias nas últimas décadas desencadeou uma série de estudos com o objetivo de identifiar tratamentos e estratégias de prevenção. Agora, um novo estudo publicado na Acta Pediatrica por pesquisadores da Universidade de Linkoping (Suécia), indica que a ingestão de ômega-3 (neste caso através de cápsulas contendo óleo de peixe) durante a gravidez e amamentação pode diminuir o risco de alergias alimentares e eczemas durante o primeiro ano de vida de crianças com um histórico familiar de alergias.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores suécos recrutaram 145 mulheres grávidas, as quais já tinham algum tipo de alergia, ou com maridos ou filhos anteriores com histórico de alergia. Metade destas mulheres receberam a suplementação (ômega 3, correspondente a aproximadamente 100g diárias de salmão) durante a gravidez (a partir da vigézima quinta semana de gravidez) e amamentação (primeiros 3-4 meses de amamentação). A outra metade das mulheres recebeu uma cápsula de placebo (sem ômega 3) diariamente, pelo mesmo período.

Os resultados mostraram que o risco de as crianças nascidas desenvolverem algum tipo de alergia alimentar durante o primeiro ano de vida foi 10 vezes menor no caso das crianças cujas mães receberam o suplemento de ômega 3. A prevalência de eczemas nas crianças também foi menor no caso daquelas cujas mães receberam o suplemento. Estes resultados sugerem assim a importância da suplementação com omega-3 durante a gravidez por mães com histórico familiar de alergia. É importante ressaltar, no entanto, que nenhum suplemento ou intervenção nutricional devem ser tomados - principalmente durante a gravidez - sem que antes se consulte um profissional de saúde.

Para mais informação: Furuhjelm C, Warstedt K, Larsson J, Fredriksson M, Böttcher MF, Fälth-Magnusson K, Duchén K . 2009. Fish oil supplementation in pregnancy and lactation may decrease the risk of infant allergy. Acta Paediatr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário