Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

domingo, 23 de janeiro de 2011

O que é Bisfenol-A e quais são os seus riscos para a saúde?

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis. Além disso, pode ser encontrado no revestimento interno de enlatados, garrafas reutilizáveis de água (do tipo squeeze) e garrafões de água mineral.

O BPA é um desregulador endócrino, isto é, uma substância química semelhante a um hormônio que promove alterações no sistema endócrino humano. Essa substância apresenta homologia estrutural ao dietilestilbestrol (estrógeno sintético), e exerce efeitos que resultam em mudanças de comportamento, alteração do crescimento infantil e maturação sexual precoce.

Diversos estudos científicos têm encontrado efeitos notáveis da exposição perinatal do BPA, que incluem:


•Alterações no desenvolvimento da próstata e da glândula mamária;
•Hiperplasia intraductal e lesões pré-neoplásicas da glândula mamária na idade adulta;
•Alterações no útero e ovário;
•Alterações ligadas ao dimorfismo sexual no adulto;
•Alterações de comportamento, como hiperatividade e aumento de agressividade;
•Alterações no comportamento sexual;
•Aumento da susceptibilidade ao vício de drogas.

Embora os riscos inerentes à exposição ao BPA sejam no desenvolvimento fetal, bebês, crianças e mulheres grávidas, há também uma grande preocupação com os efeitos dessa substância em adultos. Tem sido relatado em estudos científicos que o bisfenol-A pode estar relacionado com doença cardiovascular, diabetes, obesidade e disfunção hepática.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) limita o uso da substância em 0,6 mg para cada quilo de embalagem, já na União Europeia está proibida a fabricação de mamadeiras com o bisfenol-A. Mas atualmente ainda não há um consenso sobre a recomendação no uso desta substância.


fonte: nutritotal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário