Quem sou eu
- Andréa Gigliotti Moreira Costa
- *Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Volta as aulas - lanches saudáveis
Esta semana dei uma entrevista para a rádio local dando dicas de como montar uma lancheira mais saudável.
A seguir algumas dicas:
A primeira preocupação que devemos ter com o lanche na escola é se ele contém os nutrientes necessários para um melhor rendimento escolar. Uma alimentação pobre em nutrientes vai dificultar a concentração do aluno, pode gerar hiperatividade e faltar disposição para a realização das atividades diárias, além disso, estudos mostram que doenças da vida adulta como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.
Durante a infância e a adolescência a necessidade de nutrientes - vitaminas, minerais e proteínas - é muito grande, então os lanches são tão importantes quanto as refeições principais.
Dicas para lanches mais saudáveis:
- Escolha cereais integrais e produtos integrais (pães, massas, trigo, aveia) em vez de produtos de grãos refinados.
Dica! Troque o pão branco do sanduiche pela versão integral e prefira os cookies integrais aos biscoitos recheados.
- Prefira sucos naturais e/ou orgãnicos àqueles de pó ricos em corantes e sabor artificial
- Não proiba, mas limite o acesso a "junk food". Esses alimentos são ricos em calorias, porém pobres em nutrientes o que fará a criança engordar, mas se forem proibidos serão mais atrativos também, então aqui a regra é moderação.
Dica! Escolha um dia na semana para que a criança escolha o que quer levar de lanche ou para que possa comprar seu lanche na cantina do colégio
- Dê o exemplo! Você deve ser o modelo das boas escolhas! É muito dificil convencer uma criança a comer legumes e frutas se seus pais só comem batata frita. Mande frutas diariamente como opção de lanche, as frutas liofilizadas também podem fazer parte do lanche das crianças.
- Prefira as embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos. Se não for possível, porcione os snacks em potinhos pequenos para serem levados na lancheira. Dessa forma, fica mais fácil controlar a quantidade de alimento ingerida pelas crianças!
Lembre-se que alimentação é habito. Normalmente repetimos um padrão, assim muito dificilmente uma criança acostumada com frutas e sucos optará por um refrigerante. O mesmo vale para os salgadinhos e biscoitos recheados. Preferimos aquilo a que estamos acostumados a comer, então se a criança come bem em casa e tem exemplo de escolhas corretas fará as mesmas escolhas quando puder decidir.
Referência: http://www.mundoverde.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário