Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Micronutrientes importantes para Tireóide



Alguns nutrientes da dieta são fundamentais para o bom funcionamento da glândula tireóide. Enquanto outros alimentos podem prejudicar o seu funcionamento, por isso, buscar uma orientação individualizada é extremamente importante!


No texto abaixo são citados alguns nutrientes que ajudam na conversão dos hormônios tiroidianos, além da produção do TSH pela hipófise. São eles, iodo, zinco, ferro, selênio, vit A.

 
Melhores fontes de Iodo: algas marinhas, sal iodado ou sal marinho, peixes, latícinios.
 
Melhores fontes de Zinco: alimentos proteicos (carnes de boi, porco, frango, salmão), amendoim, batata, grão de bico, semente de abóbora.
 
Melhores fontes de Ferro: gema de ovo, feijão, lentilha, beterraba, folhas verde escuras.
 
Melhores fontes de Selênio: castanha-do-pará, salmão, farelo de trigo, semente de abóbora.
 
Melhores fontes de Vitamina A: óleo de fígado de bacalhau, ovos, batata doce, cenoura, abóbora, damasco, folhas verde escuras.


 
"Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

A glândula tireoide secreta dois hormônios que regulam o metabolismo corporal, a tiroxina (T4), um pró-hormônio, e a triiodotironina (T3), considerado o hormônio biologicamente ativo. Ela também secreta a calcitonina, um hormônio importante na homeostase do cálcio. A ausência da secreção dos hormônios da tireoide deixa o metabolismo basal cerca de 40 a 50% abaixo do normal, enquanto que o excesso de secreção deixa o metabolismo de 60 a 100% acima do normal. A secreção da tireoide é controlada principalmente pelo hormônio tireoestimulante (TSH), que é secretado pela hipófise.

A glândula tireoide capta ativamente o iodo ingerido por meio da dieta, para sintetizar os hormônios T4 e T3. Por essa razão, o iodo é um componente essencial dos hormônios da tiroide e a sua deficiência causa distúrbios que incluem o bócio,
retardo mental, anormalidades do crescimento e desenvolvimento em crianças.

O selênio também é essencial para o funcionamento da tireoide por ser componente de três enzimas selênio-dependentes (selenoproteínas), conhecidas como desiodases, que são responsáveis pela conversão do pró-hormônio T4 em T3. Além disso, o selênio também pode ser encontrado na forma de selenocisteína no centro catalítico de enzimas que protegem a tiróide de danos causados por radicais livres.


Estudos têm demonstrado que a deficiência de ferro prejudica o metabolismo da tireoide, por diminuir as concentrações plasmáticas totais de T4 e T3, e reduzir a conversão de T4 em T3. Outras pesquisas têm verificado que o zinco também é importante para a homeostase da tireoide. Entretanto, o papel do zinco nessa regulação é complexo e pode incluir efeitos sobre a síntese e modo de ação dos hormônios tireoidianos. A vitamina A, por sua vez, modula o metabolismo da glândula tireoide, por influenciar a produção de TSH pela hipófise. Têm sido descrito que a deficiência de vitamina A pode causar hipertrofia da tireoide e reduzir a captação de iodo pela tireoide, prejudicando a síntese de T4 e T3".
texto retirado do site: nutritotal.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário