Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SOPA EMAGRECE?




A sopa se faz presente na alimentação do ser humano desde a descoberta do fogo, pois este possibilitou o aquecimento da água e o consequente cozimento dos alimentos. Sua história remonta, ainda, à Idade Média, quando constituía, muitas vezes, a única preparação consumida pela população de baixa renda, sem, no entanto, deixar de compor também as refeições de classes mais abastadas. Mais tarde, com a expansão marítima e descobertas de novos continentes, a sopa ganhou diferentes sabores e odores com o emprego de outras especiarias e demais ingredientes provenientes das novas terras.

Ainda hoje, a sopa possui lugar de destaque na alimentação, principalmente nos períodos mais frios do ano, e sua contribuição para a saúde do ser humano vem sendo cada vez mais estudada e discutida. A Revista “Boa Forma” publicou uma matéria expondo os benefícios do consumo de sopa para a redução do peso corporal e discutindo estratégias para potencializar seu papel em dietas para emagrecimento, sem deixar de lado a qualidade nutricional do alimento.

Um prato de boa aceitação, a sopa é bem-vinda em planos alimentares que, em geral, visam à redução do peso, pois, sendo um alimento rico em água, possui baixa densidade energética, dependendo dos ingredientes utilizados. A sopa contém entre 80% e 95% de água, sendo que esta, por não possuir calorias, acrescenta apenas peso e volume, fatores que vêm demonstrando aumentar a saciedade. No mesmo sentido, diversos estudos indicam que a densidade energética dos alimentos afeta não apenas a ingestão calórica, mas também a saciedade e, em última instância, o peso corporal. Dessa forma, foram descritos três meios pelos quais a sopa pode auxiliar no controle de peso corporal: redução da fome; aumento da plenitude gástrica e satisfação; e redução da ingestão calórica.

Estudos revelam que a água apresenta maior impacto na saciedade e ingestão calórica quando incorporada em alimentos do que ao ser consumida junto às refeições. Pesquisadores acreditam que isso está em parte relacionado ao volume ingerido, o que pode causar maior distensão no estômago. Outra teoria é de que a sopa promove maior dispersão de nutrientes pelo estômago e intestino do que alimentos sólidos, e tal dispersão seria responsável pelo aumento do tempo de esvaziamento gástrico ou pelo envio de informações ao cérebro que reduzem a fome.

Diversas características das sopas podem estar envolvidas no aumento da saciedade, tais como a quantidade consumida, a densidade energética e, até mesmo, a temperatura. Alimentos com menor densidade energética possibilitam a ingestão de maior volume, o que pode aumentar a saciedade com a refeição, consumindo ainda assim uma menor quantidade calórica.

Pesquisadores franceses, ao analisarem a relação entre consumo de sopas e a ingestão de nutrientes, observaram que indivíduos que consomem sopa regularmente apresentaram menor ingestão de gordura e maior ingestão de folato, beta-caroteno e vitamina C.

A gordura é responsável por um aumento na densidade energética maior do que o promovido por carboidratos e proteínas, enquanto que a água reduz essa densidade ao fornecer peso e volume sem calorias. No entanto, estudos indicam que o efeito na redução da densidade energética de um alimento é melhor adicionando-se água do que retirando gordura. Pesquisas apontam, ainda, que essa mesma densidade energética é a maior determinante da ingestão calórica total do que o conteúdo de gordura de um determinado alimento. Sendo assim, o consumo de sopa foi associado a dietas de melhor qualidade e menor peso corporal.

Em suma, uma estratégia efetiva para alcançar e manter um peso corporal saudável pode ser a redução da densidade energética da dieta, o que pode ser obtido com a ingestão de alimentos ricos em água, como frutas, vegetais e sopa. O consumo de sopa não só auxilia na redução da densidade energética, como também pode ser um meio de aumentar a ingestão de vegetais, além de ser de fácil preparo.

No entanto, vale lembrar que para o sucesso de um plano alimentar é necessário que haja integração entre dieta, exercícios, modificação comportamental e educação nutricional, sempre supervisionado por um nutricionista.


* Texto elaborado pela Dra Carolina de Morais Luiz Pereira, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário