Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Benefícios dos chás




O inverno ainda não chegou, mas nada como uma xícara de chá para esquentar os dias mais frios. Melhor ainda se aliarmos aos efeitos benéficos da bebida.

Os chás devem ser consumidos sem açúcar e não devem ser consumidos por gestantes!

Saiba mais sobre as propriedades terapêuticas das principais ervas:

- Hortelã: Tem princípios ativos que aumentam a produção e secreção biliar, facilitando a digestão de gorduras. Contém flavonóides que combate processos inflamatórios da mucosa intestinal. Deve ser usado por um mês, ou ter o uso interrompido após melhora dos sintomas. Modo de usar: duas colheres de chá de folhas para cada xícara de água fervente. Deixar de cinco a dez minutos em infusão, coar e tomar antes da refeição ou uma hora após.

- Funcho: É rico em anetol que estimula as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, causando aumento da salivação e da secreção pancreática. Ajuda no tratamento de cólicas e de soluços. Modo de usar: 10 gramas de sementes para um litro de água fervente. Deixar de cinco a dez minutos em infusão e coar. Tomar três a cinco xícaras por dia.

- Espinheira-santa: É rica em potentes antioxidantes. Os taninos reduzem a acidez gástrica. Há trabalhos científicos que mostram melhora no tratamento da úlcera péptica. Modo de usar: duas colheres de chá de folhas para uma xícara de água fervente. Deixar de cinco a dez minutos em infusão, coar e beber pela manhã.

- Cavalinha: Contém silício, potássio, flavonóides e compostos fenólicos. Os sais de silício auxiliam na formação de tecidos conjuntivos e cartilagem. Os flavonóides e sais de potássio têm efeito diurético. Na Alemanha foi aprovado uso contra inflamações das vias urinárias baixas e como diurético suave em casos de edema discreto ou pós-traumático e como cicatrizante de feridas. Não pode ser usado por pessoas com disfunção cardíaca ou renal. Modo de usar: duas colheres de chá da erva para uma xícara de água fervente. Deixar de cinco a dez minutos em infusão, coar e beber de 50 a 200 ml por dia.

- Melissa: Tem efeito tranquilizante e indutor do sono. Modo de preparo: duas colheres de café de folhas secas para cada xícara de água. Deixar de cinco a dez minutos em infusão e coar. Tomar de duas a quatro xícaras por dia. Para um efeito sedativo pode ser usado duas a três colheres de chá de folhas para uma xícara de água

- Camomila: Contém a apigenina, um dos flavonóides com efeitos ansiolíticos sem ação sedativa. Modo de usar: duas colheres de chá das flores para uma xícara de água. Deixar em infusão por cinco a dez minutos. Coar e tomar duas a três xícaras por dia nos intervalos das refeições. Deve ser usada com cautela por gestantes.

- Gengibre: Contém vários princípios ativos que têm ação no sistema digestivo, nervoso central e cardiovascular. É indicado na dispepsia, cólica, enjoo, asma e reumatismo, por seu efeito anti-inflamatório. Modo de usar: a parte usada é a raiz (uma a duas gramas) que pode ser ralada (uma colher de chá) e acrescentada a água ou a outras bebidas.

- Erva doce (Pimpinella anisium): Contém transanetol que facilita a digestão e alivia a flatulência e as cólicas intestinais. Modo de usar: 0,5g a um grama para uma xícara de água. Fazer na forma de infusão. Tomar uma hora após as refeições.

Fonte: Kátia Tiemi Tookuni, nutricionista especializada em Fitoterapia


Receitinha de chá que é uma delícia além de digestivo:

Chá de abacaxi, gengibre, cravo e canela

700 ml de água
5 dentes de cravo
1 pauzinho de canela
3 galhinhos de menta ou folhas de hortelã
1 pedaço de gengibre fresco
Casca de 1 abacaxi maduro
Acompanhe as novas receitas no Twitter
Conheça a nossa página no Facebook

Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes numa vasilha e levar ao forno de microondas por cinco minutos ou ao fogo até ferver.
Colocar dentro do bule galhos de menta ou hortelã, coar a mistura e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário