Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838

domingo, 5 de junho de 2011

COENZIMA Q10

Gostei muito do texto. Explica muito bem sobre os benefícios da Coenzima Q10. Em minha prática clínica uso em doenças cardiovasculares e para melhorar a energia celular. Pena que é muito cara!!!

Dica: sardinha é uma ótima fonte de CoQ10!


"A Coenzima Q-10 (Co Q-10), é uma substância vitamina-símile, que encontra-se naturalmente presente em quase todas as células humanas, bem como em muitos alimentos. Este composto tem um papel de fundamental importância nos processos de produção de energia do nosso organismo, particularmente nas mitocôndrias, que são pequenas partes de nossas células, fabulosamente especializadas na produção de ATP, unidades básicas de energia utilizadas pelo nosso corpo para manter todas as nossas funções vitais.

A partir dos 30-35 anos, fase de vida em que começamos efetivamente a envelhecer, os níveis de Co Q-10 começam igualmente a declinar, sendo mandatória a sua reposição diária através da suplementação por via oral. As doses, dependendo da idade e das necessidades individuais, podem variar de 50 a 200mg/dia.
Nos últimos 15 anos, centenas de milhares de trabalhos científicos ao redor de todo o mundo, têm apontado e confirmado inúmeras e importantíssimas ações de Co Q-10, dentre as quais:


- Aumento da capacidade imunológica.


- Redução do tempo de cicatrização.


- Melhora da resposta ao trauma cirúrgico.


- Diminuição da incidência de doenças neurodegenerativas.


- Melhora a função tireoidiana.

- Ajuda à infertilidade feminina.

- Reduz a incidência da doença periodontal, que é uma das principais causas de perda dentária.


- Ajuda nos controles do diabetes e aumenta a resposta ao esforço físico.


É, entretanto, no coração, aonde os efeitos desta substância são mais impressionantes. Inúmeros e recentes estudos científicos, realizados nos quais mais importantes centros de pesquisa do mundo, são unânimes em apontar exuberantes benefícios para o coração humano, quando suplementamos a Co Q-10.
O grupo de condições cardíacas é bastante extenso e inclui: insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatia, hipertensão, angina, prolapso mitral, arritmias variadas, aterosclerose, peroxidação lipídica, proteção do miocárdio durante cirurgias cardíacas, dentre outras".

retirado do site:http://terapiasnaturaisesaude.blogspot.com

4 comentários:

  1. Ótima dica, Andreá! No meu exame de sangue, o médico ortomolecular incluiu a dosagem da CoQ10 e, só então, vim a saber um pouco sobre ela. Você acha que uma alimentação bem balanceada é suficiente para manter níveis satisfatórios da Coenzima depois dos 50 anos de idade?
    José Ricardo
    Lins/Brasília

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo, obrigada!!! A coenzima Q10 realmente merece um destaque especial em nossa saúde... Respondendo sua pergunta, claro que uma alimentação adequada vai ajudar a garantir a reposição da COQ10, mas dependendo da concentração sanguínea, histórico de doenças e uso de estatinas (por reduzir o nível de coenzima Q10)a suplementação deverá ser realizada.
    Obrigada pela visita!
    Abraços
    Andréa.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!! Gostaria de saber se a coenzima Q 10 ou oxido nitrico são bons para o caso de minha mae com 77 anos de idade, cardiopata, hipertensiva e toma remédio anti coagulante, e ela esta com um nervo do dedo indicador com dores e como se paralizando ??? Seu medico disse que era normal e só receitou analgesico mas os sintomas coninuam.... Será que COq10 e o oxido nitrico a ajudaria?
    Fico no aguardo obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, o ideal é uma avaliação para indicação... não posso sugerir produtos. Desculpe, Abç Andréa.

    ResponderExcluir