Quem sou eu

Minha foto
*Graduada em Nutrição, Araçatuba 2007. Especialista em Nutrição Funcional (VP São Paulo, 2010), Nutrição Ortomolecular (FAPES, São Paulo 2012) e Fitoterapia Funcional (VP Campinas, 2014). Participação ativa em Congressos e Cursos da área Funcional. *Atendimento em consultório desde 2008. Clínica Portinari - 18 3305-5838
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 17 de março de 2016

Pós Graduação em Biofísica Quântica e Biorressonâcia Aplicada


Oii gente!!! Estou suuuper sumida por aqui né??!! Quero deixar minhas redes sociais para vocês me acompanharem com mais frequência... as mídias virtuais vão evoluindo e não conseguimos "dar conta" de sustentar todas como gostaríamos!!

Segue minhas outras mídias:

 Instagram: andreanutrifuncional

Facebook: Andréa Giggliotti

Snapchat: agmcosta

Espero vocês por lá!!!

Mas hoje vim contar que iniciarei minha quarta pós graduação em Biofísica Quântica e Biorressonâcia Aplicada. 

Eu já trabalho com a biorressonância há 9 anos, tenho resultados fantásticos na prática clínica, já fiz cursos na área mas agora com a pós graduação, poderei explorara ainda mais esta incrível ferramenta de trabalho e aprender mais sobre os suplementos quânticos que visam a busca do equilíbrio orgânico através de suplementos biofísicos!!

Espero vocês nas minhas outras mídias virtuais e deixo aqui uma entrevista feita com o Wallace Lima para vocês entenderem mais sobre a visão da Saúde Quântica:


Saúde quântica: um olhar para as causas emocionais, mentais e espirituais


"Professor Wallace Lima, poderia descrever o que é a Saúde Quântica?
Ela tem como base a Física Quântica e relativística. Tudo no universo se expressa como os alimentos que ingerimos, até a matéria sutil, como a luz, ondas eletromagnéticas e o nosso pensamento, tudo é energia. Por outro lado, toda energia carrega uma qualidade de informação, que é a frequência com que ela se propaga. Portanto, desde o alimento que ingerimos aos pensamentos e emoções que sentimos alimentados pelas crenças que cultivamos. São formas de energia com que convivemos a cada instante.


Você está dizendo que nós criamos as nossas doenças?
Sim. Quando uma pessoa adoece, em vez de simplesmente darmos um medicamento para aliviar o sintoma, buscamos conhecer a pessoa integralmente, o que envolve saber sobre a sua alimentação, a qualidade das relações afetivas e profissionais, atividades físicas, crenças que alimentam as suas emoções e pensamentos, bem como o contexto familiar e cultural em que vive. Na medicina quântica, o mais importante é descobrir as causas que levaram ao desequilíbrio, ajudando a pessoa a conhecer os padrões que o levaram a adoecer.
Em que o seu paradigma difere da medicina alopática?
Na medicina alopática todos os pacientes que apresentam um dado sintoma tomam o mesmo medicamento. Dados da Anvisa indicam que 79% dos que ingerem esses medicamentos sofrem com os efeitos colaterais. Na medicina quântica, o sintoma é a ponta do iceberg. O mais importante é descobrir as causas que estão por trás, pois senão, o desequilíbrio  tenderá a se manifestar novamente, já que as causas permanecerão produzindo desarmonias. Esse é um dos motivos por que as pessoas costumeiramente passam a vida inteira tomando remédios para uma determinada enfermidade e nunca se curam, morrendo com aquele mal.
Seria uma atenção com as individualidades?
Cada indivíduo é olhado na sua especificidade. Mesmo os sintomas sendo semelhantes, as pessoas são diferentes e precisam ser olhadas nas suas particularidades. Por isso, podem tomar medicamentos diferentes. Nesse modelo, o medicamento alopático, a não ser nas questões emergenciais, é o último recurso a ser usado, preferindo-se outras intervenções não invasivas como a homeopatia, acupuntura, terapias florais, as medicinas ayurvédica, chinesa e antroposófica, entre muitas outras abordagens que têm revelado a sua eficácia e são reconhecidas pela OMS.

O que á Saúde Quântica prioriza?
A busca das causas, procurando dar poder ao indivíduo no sentido de tirá-lo do papel de vítima das circunstâncias, levando-o amorosamente a compreender a sua responsabilidade pelo estado em que se encontra e a partir daí ajudá-lo a levar um estilo de vida saudável.
Há algum embasamento científico?
Hoje, a Física Quântica é considerada a área da ciência mais bem-sucedida devido ao sucesso dos resultados práticos e tecnológicos fundamentados nas suas teorias. As principais tecnologias de ponta que usamos atualmente têm essa base. Por outro lado, a física relativística possui resultados similares e as teorias de Albert Einstein, seu criador, continuam a revolucionar o pensamento científico. Todos os cientistas que desenvolveram a teoria quântica, assim como Einstein, foram agraciados com o Prêmio Nobel, tendo, portanto o reconhecimento da academia.
A saúde integral investiga as causas emocionais, mentais e espirituais que adoecem o homem?
Exatamente. Estes aspectos, juntamente com os maus hábitos alimentares, é o que está por trás da maioria das enfermidades. Mesmo a herança genética, segundo as descobertas da epigenética (além da genética) pode ser revertida com a mudança de hábitos alimentares e de crenças que alimentam a dimensão mental, emocional e espiritual. Daí se percebe o poder das crenças por trás dos estados de saúde e de doença.
Algumas doenças degenerativas do sistema nervoso, como é o caso do Alzheimer, estão apresentando um crescimento acelerado. Alguma razão para isso?
É comum encontrar pessoas com Alzheimer que exerceram o poder de forma autoritária e arrogante e que criaram uma forte autoimagem  com base em valores materiais e nas aparências. A perda repentina ou paulatina de tal posição está por trás da necessidade de anular o eu, a partir da perda da memória, devido a dificuldade de convivência com uma nova realidade em que não pode mais exercer o poder e o controle sobre as coisas e os demais. Outro agravante do Alzheimer é o consumo de aspartame, encontrado em refrigerantes e adoçantes.
Nossos padrões arraigados, pensamentos e crenças podem debilitar nosso sistema imunológico?
Sim. Os trabalhos recentes ligados a psiconeuroimunologia mostram a clara interconexão entre o cérebro emocional (límbico), o sistema imunológico (glândula timo), o sistema endócrino (suprarrenais), e o sistema nervoso central. Portanto, quando atribuímos significado a algo, seja positivo ou negativo, criamos as moléculas da emoção (neuropeptídeos), que levam a informação para todas as células do corpo, podendo fragilizar ou fortalecer o nosso sistema imunológico. As recentes descobertas na área da epigenética evidenciam o poder das crenças, padrões arraigados e pensamentos sobre a nossa condição de saúde e bem-estar.

Na visão da Saúde Quântica o que as doenças sinalizam?
Uma grande oportunidade, uma vez que nosso estado natural é de saúde, e não de doença. Com um profissional educado dentro dessa visão o paciente poderá sair do papel de vítima e agradecer pela oportunidade que a doença está proporcionando de autoconhecimento e crescimento pessoal. Nós sairemos da lógica de procurar o inimigo fora, para assumirmos a total responsabilidade pelo que criamos. A partir daí, compreender que somos capazes de criar doenças, também temos o potencial de criar saúde.
Como mudarmos o nosso padrão em termos de saúde plena?
Devemos ser criteriosos com o que comemos, pois o alimento se transformará no nosso próprio corpo. Deve-se dar preferência a frutas e verduras orgânicas, produtos não industrializados, alimentos integrais e incorporar as atividades físicas. Recomendo práticas meditativas e contemplativas, o ioga, o tai chi chuan, boas leituras e bons filmes, que estimulem esse olhar para o ser integral, além do bom humor. Uma prática espiritual, independentemente de qual seja, tem se revelado um aspecto importante, principalmente quando associada à tolerância e a abertura para com as demais práticas. Não dar espaço para pensamentos negativos e buscar limpar as memórias limitantes do passado através do perdão, do amor, da gratidão e da compaixão".





terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O poder do Mirtilo



Você pode nunca ter ouvido falar em Mirtilo, mas com certeza conhece a blueberry, uma frutinha deliciosa nativa da Europa e Estados Unidos. Cada vez mais estudado em pesquisas científicas, o Mirtilo vem ganhando atenção principalmente pelo seu alto teor de antioxidantes como os flavonóides, antocianinas e resvetratol.

Antioxidantes são essenciais para otimizar a saúde, ajudando a controlar os radicais livres que podem promover o envelhecimento precoce e o aparecimento de diversas doenças.

Diante dos vários estudos feitos, um dos benefícios apontados foi a atuação dos antioxidantes da blueberry no cérebro. Além de apresentar uma animadora melhoria na memória, a frutinha pode abrandar ou adiar o aparecimento de outros problemas cognitivos associados ao envelhecimento.

Um de seus antioxidantes, o resvetratol, previne também processos oxidativos que formam a placa de gordura no sangue. Sendo assim, o Mirtilo pode ser apontado como um grande colaborador da saúde cardiovascular. Pois, além da ação antioxidante, a ingestão de blueberry mantém a pressão arterial saudável e reduz o colesterol total no sangue.

E não é só isso. Assim como todas as “berries”, o Mirtilo tem baixo índice glicêmico, tendo um impacto favorável na regulação de açúcar sanguíneo.

Fora seus maravilhosos antioxidantes, o Mirtilo é rico em nutrientes como vitaminas C, A, E e Complexo B e fonte de diversos minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e zinco.

Ficou com vontade de acrescentar o Mirtilo à sua dieta? Então, dê preferência para os orgânicos. Como não são tão fáceis assim de achar, as blueberries podem ser congeladas (sem causar danos ao seu poder antioxidantes!) e então, consumidas durante todo o ano.

texto escrito por Fernanda Vaz, retirado do site: http://patriciadavidson.com.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pausa para o café – a importância de incorporar o lanche da tarde em sua dieta

Compartilhado um texto bem interessante, retirado do site da Patrícia Davidson, foi minha professora na pós pela VP!!!

"Nada mais típico de um dia de trabalho do que uma pausa para o cafezinho. Na maioria das vezes, contudo, ele vem acompanhado de petiscos, sanduíches, biscoitos e doces que nada acrescentam à nossa a saúde. Mas se essas não são opções saudáveis, ficar de jejum é igualmente prejudicial. O lanche da tarde é essencial tanto para matar a fome, evitando o excesso de comida no jantar, quanto para manter os níveis ideais de glicose no sangue. Um cardápio composto de pães integrais, frutas secas e chás é ótimo para obter aquela sensação de saciedade e bom humor até a próxima refeição.

Essa vontade de comer costuma ter hora para chegar. Geralmente vem por volta das cinco da tarde, quando temos uma queda nos índices de seretonina, neurotransmissor responsável, entre outras coisas, pela regularização do ciclo do apetite. Essa diminuição causa uma grande vontade de ingerir alimentos ricos em carboidratos como pães, doces, biscoitos e refrigerantes. Comidas que contenham triptofano, aminoácido precursor dessa substância em propensão, como banana, leite ou derivados de soja são ideais. O importante é procurar comer sempre a cada três horas, independentemente de estar sentindo fome. Comer com frequência, entretanto, não significa comer muito – a dica é manter as porções sempre pequenas, principalmente quando não falta muito para o jantar.

É sempre bom lembrar que os alimentos industrializados devem ser evitados, por serem repletos de substâncias de difícil digestão, como corantes e adoçantes que diminuem a energia disponível para o trabalho. Se você ainda não tem o costume de comer à tarde, comece a se alimentar mesmo sem vontade. O importante é parar com as tarefas cotidianas, manter a calma e se concentrar no que está ingerindo. Com isso, após alguns dias, o hábito já será incorporado e o próprio corpo passa a pedir alimentos nesse horário. Os benefícios da nova dieta incluem o aumento da imunidade, perda de peso, melhora do humor e da carga energética".

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Chia - uma semente aliada da saúde




As sementes de chia são originárias da planta Salvia hispanica, encontrada no sul do México. Era utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.

Fibra

A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago. Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, este “gel” irá aumentar o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O consumo da chia pode auxiliar em casos de constipação e diverticulite. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes, hipercolesterolemia e doenças cardiovasculares. Parte da glicose (açúcar) e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através do bolo fecal.

Proteína

A semente de chia possui elevado teor de proteína, apresenta maior teor deste nutriente quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Estudos demonstram que a proteína presente nesta semente apresenta boa digestibilidade e valor biológico. Por ser boa fonte de proteínas, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta. Pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, pois a proteína é um nutriente essencial para o correto crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.

Vitamina e Minerais

Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, com maior destaque para a niacina e a tiamina. É uma boa fonte de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.

Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea.

A semente possui ainda considerável teor de ferro, importante para o transporte de oxigênio, fortalecimento do sistema imune, produção de energia, destoxificação hepática e formação de neurotransmissores.

Antioxidantes

Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capaz bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Os mais importantes antioxidantes encontrados nas sementes de Chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Ômega 3

Nosso organismo necessita de equilíbrio entre a quantidade de ômega 3 e ômega 6 na dieta, pois cada um desempenha importantes funções em nossos organismo. Com nosso padrão alimentar atual, onde há maior consumo de alimentos fontes de ômega 6 (gordura animal e laticínios), observamos um aumento das doenças crônicas e inflamatórias. Estudos apontam que a falta de alimentos fontes de ômega 3 na dieta, promovendo desequilíbrio entre o teor destes ácidos graxos, é uma das principais causas desta disfunção. A semente de chia vem sendo apontada, até o momento, como a fonte de maior concentração de ômega 3.

Vale destacar !

A semente de chia é isenta de glúten, portanto pode ser utilizada por indivíduos que apresentam doença celíaca.


Fonte:Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Estudo mostra bactéria Lactobacillus reuteri promove a saúde

"Há um grande interesse no impacto de bactérias do ácido lático sobre a nossa saúde. Agora um novo estudo da Faculdade de Saúde e Sociedade, da Universidade de Malmö, na Suécia, mostra que a ocorrência de Lactobacillus reuteri no organismo promove a saúde.

Os seres humanos têm usado bactérias do ácido láctico durante milhares de anos para conservar e melhorar o valor nutricional dos alimentos sensíveis. Cepas hoje vários de lactobacilos e bifidobactérias são adicionados a muitos alimentos.

A pesquisa mostrou que vários tipos diferentes de Lactobacillus reuteri ter um efeito positivo sobre a saúde, incluindo vários tipos de distúrbios gastrointestinais e saúde oral. Acredita-se também que os lactobacilos desempenham um papel no desenvolvimento de alergias.

Na década de 1960, quando a bactéria foi descoberta, L. reuteri ocorreu naturalmente nos corpos de 30-40 por cento da população. Hoje é encontrada em 10-20 por cento.

"Nós relacionamos essa queda às mudanças no estilo de vida. Nós não comem alimentos fermentados, como chucrute, da mesma forma como antes e usar preservativos, que matam as bactérias nos alimentos e no corpo", diz Gabriela Sinkiewicz, um pesquisador na Faculdade de Saúde e Sociedade, da Universidade de Malmö, que em breve apresentará sua dissertação sobre L. reuteri.

Gabriela Sinkiewicz é um dos primeiros pesquisadores a determinar que a bactéria ocorre naturalmente no leite materno em algumas mulheres de países geograficamente diversificada. Ela comparou a ocorrência de L. reuteri no leite materno das mulheres em sete países em diferentes continentes.

"Em média, uma das sete mulheres tinham a bactéria em seu leite. No Japão e na Coréia, no entanto, as mulheres tinham maiores concentrações de lactobacilos", diz Sinkiewicz, que diz que a prevalência de L. reuteri no leite materno é importante, pois ajuda o sistema intestinal do bebê a amadurecer e sua defesa imunológica para se desenvolver. Ela também afirma que isso afeta o risco de desenvolver alergias.

Gabriela Sinkiewicz também estudou como L. reuteri afeta a saúde oral e estabeleceu que a ocorrência de ambas as placas e sangramento da gengiva diminuiu após apenas duas semanas de uso de goma de mascar contendo determinadas estirpes de L. reuteri".

"Estudos mostram que L. reuteri é altamente eficaz. Temos vários estudos em andamento que tratam diretamente da saúde bucal e alergias."

Fonte: http://dspace.mah.se/handle/2043/10570

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Benefícios do Magnésio

O magnésio está envolvido em muitas reações enzimáticas, pois sua principal função está associada à ativação de inúmeras enzimas. De acordo com o Institute of Medicine (IOM), a ingestão dietética recomendada (RDA) de magnésio é de 400 mg para homens com idade maior ou igual a 19 anos e 310 mg para mulheres, também com idade superior a 19 anos. A deficiência de magnésio é relativamente comum no Brasil em função da população consumir uma dieta rica em alimentos industrializados e pobre em alimentos in natura que são importantes fontes desse mineral.

As principais fontes de magnésio são: aveia, arroz integral, tofu, milho, lentilhas, oleaginosas com destaque para pistache, avelãs e amêndoas, vegetais folhosos verdes escuros e semente de abóbora.

Magnésio x Depressão, Insônia e Hiperatividade

O magnésio é um mineral fundamental para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer, bem estar e regularização do sono. Na deficiência de magnésio é muito comum ocorrer alterações de humor levando a quadros de ansiedade, irritabilidade, nervosismo, hiperatividade e insônia. Além disso, a queda da produção de serotonina pode contribuir para um quadro de depressão.

Magnésio x Osteoporose

O magnésio é necessário à formação óssea, a deficiência deste nutriente é encontrada com freqüência em indivíduos com osteoporose. A deficiência de magnésio está relacionada à formação óssea inadequada, colaborando com a perda da massa óssea.

Magnésio x Doenças Cardiovasculares

O magnésio desempenha papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, pois atua inibindo a agregação plaquetária e promovendo relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita o controle da pressão arterial.

Magnésio x Hipertensão Arterial

O magnésio participa da formação do óxido nítrico que apresenta ação vasodilatadora, promovendo diminuição da pressão arterial. A deficiência deste mineral reduz a ativação do óxido nítrico, o que conseqüentemente pode provocar aumento na pressão arterial.

O zumbido ininterrupto no ouvido também é um sintoma muito comum em hipertensos, pois o aumento da pressão arterial faz com que o fluxo sanguíneo se modifique provocando zumbido.

Magnésio x Diabetes Mellitus

A deficiência de magnésio está relacionada ao aumento da resistência periférica à ação da insulina, o que compromete o metabolismo da glicose.

Magnésio x Envelhecimento

A deficiência de magnésio leva a uma diminuição da multiplicação de células, o que está relacionado ao envelhecimento precoce.

Magnésio x Contração Muscular

O magnésio está relacionado não só a contração muscular no exercício físico, mas também a contração que envolve vários órgãos como o coração. Se a contração não ocorrer de forma adequada o funcionamento do órgão também será afetado negativamente.

A deficiência de magnésio também afeta a parte neuromuscular, um sintoma clássico de deficiência de magnésio é o tremor nos olhos. O formigamento exacerbado é resultado de déficit de magnésio e de vitaminas do complexo B.

Magnésio x Tensão Pré-Menstrual

Estudos apontam que a suplementação de magnésio, que normalmente é deficiente em mulheres com TPM, melhora sensivelmente o humor e os sintomas desagradáveis deste período.

Fonte: Thais Souza
Nutricionista da Rede Mundo Verde